domingo, 28 de julho de 2013

Arábia

Então Pessoal, essa semana entre outra vou colocar posts sobre esse mundo que é tão distante!Mas que tem uma cultura tão rica!Espero que vocês gostem!Hoje vou falar de curiosidades, cultura, religião,roupas.....etc...

A CULTURA 
A cultura árabe manifestou-se principalmente na arquitetura e na literatura. A arquitetura árabe foi grandemente influenciada pela arquitetura persa, indiana e bizantina. As edificações mais célebres foram as mesquitas, construções requintadas e decoradas luxuosamente com fragmentos das sentenças do Alcorão, figuras geométricas, plantas e flores, formando belíssimos arabescos. A representação de figuras humanas ou de animais era proibida.

CURISIOSIDADES ANTIGAS E ATUAIS
1 Cleópatra testava e eficiência de seus venenos dando-os aos escravos. A rainha egípcia (69 - 30 a.C) ocupava vinte damas de companhia na preparação de seus banhos. Ficava até seis horas mergulhada na água extraída de plantas aromáticas.
2 Em todos esses desertos florescem verdadeiras ilhas de verdura e de frescor, chamadas "oásis". Alguns têm uma superfície insignificante: uma fonte rodeada por algumas árvores - o indispensável para justificar a esperança daqueles que vagam no deserto.
3 Das sete maravilhas do mundo antigo, as oitenta pirâmides são as únicas sobreviventes. Foram construídas por volta de 2690 a.C., a 10 km do Cairo, capital do Egito. As três mais célebres pirâmides de Gizé ocupam uma área de 129.000 m2. A maior delas (Queóps) foi construída pelo mais rico dos faraós, e empregou cem mil operários durante 20 anos. Se enfileirássemos os blocos de granito das três pirâmides, eles dariam a volta ao mundo.
4 O incenso era muito valioso no Egito Antigo. Muitas árvores foram importadas do Oriente para serem plantadas naquele país;
5 O alfabeto árabe se escreve e se lê de trás para frente; as revistas também são lidas de trás para frente.
6Palavras e Expressões Árabes:
Marhaba – bem vindo 
Ana - "eu"
Asmarani - "morena" 
Assaya - bastão.
 Raqs al Assaya designa a dança do bastão.
Baladi - Literalmente, "meu país". Diz-se também de tudo que é "de raiz", com apelo popular; também o nome de um ritmo.
Bedlah - Roupa tradicional de palco: soutien, saia e cinturão bordados.
Dabqe - Dança folclórica do Líbano e da Síria, que se dança em roda, de mãos dadas, marcando o ritmo com os pés. Na ponta da roda, uma pessoa, em geral, a mais sênior do grupo, dá a direcção e segura um lenço.
Ahlan ua sahlan - Seja bem-vindo.
Aiuny - "meus olhos"
Albi - "meu coração"
Melaya Laf - "lenço enrolado". Também a dança teatralizada de uma situação quotidiana egípcia: a mulher que dança com a melaya, um pano preto, pesado, com o qual envolve o corpo.
Mizmar - Instrumento de sopro, feito de bambu, muito utilizado no saidi. Membro da família do oboé, produz um som fino, estridente.
Habibi - "meu amor"
Halewa - "doce", "doçura"
Hayati - "Minha vida"
Hob - "amor"
Jamila, gamila - "bela". 
Khaligi - Dança folclórica de países do Golfo Pérsico, como Kwait, Arábia Saudita, Emirados Árabes; O ritmo mais utilizado na música khaligi, o Soudi, também é chamado khaligi às vezes. 
Layeli - "Noites"
Maktub – já estava escrito
Maqam - "tom". (plural: maqamat) 
Masri - "egípcio"
Derbak, dumbek, darbuka - Instrumento de percussão que dá a base do ritmo. Tradicionalmente de cerâmica e pele de bode ou peixe, tem actualmente corpo de metal e couro sintético.
Raqs - "Dança"
Raqs al Nasha"ar - Dança do golfo, 
khaligiRaqsa - BailarinaQamar - "Lua". Popularmente, omite-se a letra "qaf" das palavras, de modo que é igualmente correta a escrita "amar"Tribal - estilo de dança norte-americana que procura fundir elementos de várias outras danças, como flamenco, danças indianas e fragmentos de danças grupais do magreb, como a guedra. Não se trata de uma dança árabe, mas uma proposta de uma dança inédita, ainda que conservando parte das outras tradições.
Zaghareet - ululação de celebração, indicando alegria em ver algo beloSaidi - Designa as pessoas do sul do Egito; dança folclórica egípcia; nome de um ritmo. 
Shamadan - "candelabro'; 
raqs al shamadan; dança do candelabro.
Shams - "sol"
Shoof - "Olhe!"
Tabla - Percussão.
Taqsim - "Improviso". Elemento solo da estrutura musical árabe. O taqsim é geralmente executado por um instrumento de corda (qanum, violino) ou sopro (nay, mizmar). Apesar de o solo de derbake encaixar-se na "definição" de taqsim, não é considerado como tal.
Saggat – snujs, crótalos

6Os Árabes, aqui do Líbano tem a crença de que quando chega um bebê recém-nascido em casa é preciso rasgar um pão árabe (pão folha) e comer um pedaço. Acreditam que se isso não for feito, haverão  ratos na casa.

7As mulheres tem o costume de fazer a leitura da borra do café (kariet el finjan)como  aqui é feito o café turco (é o pó de café colocado diretamente na água fervente, sem ser filtrado) serve-se na xícara e após beber o café, resta a borra depositada no fundo que é espalhada e deve secar por alguns minutos, depois a pessoa que tem o dom de interpretar, faz a leitura através dos desenhos que ela vê no pó. Segundo o que aprendi a leitura tem base em um livro que diz o significado dos desenhos, deve ser feita pela manhã ou durante o dia, o dia ideal é sexta-feira.

8Ao se sair do banho, ou se a pessoa fez a barba, pintou o cabelo ou algo do gênero, os árabes tem o hábito de dizer Naiman" que seria um cumprimento pela higiene e a resposta é "Naiman alek"

9Sempre que se inicia a refeição diz-se "Sahten" que seria bom apetite, e a resposta é "ala albek" para mulher e "ala albak" para homem

10A mulher que engravidar sem ser casada deve abortar seu filho, sendo ela muçulmana ou não. A mãe solteira não é aceita pela sociedade árabe.

11Os árabes quando vão beber água em alguma garrafa nunca encostam a boca no bico da garrafa então quando encontram uma garrafa de água por aí podem beber tranquilamente.

12O final de semana dos muçulmanos é quinta e sexta, quinta é como se fosse o nosso sábado e a sexta é como se fosse nosso domingo. Em países do golfo pérsico como: Emirados e Bahrain, a semana é seguida dessa forma, já que esses países são considerados muçulmanos. No Líbano, onde predomina o cristianismo, a semana é igual ao Brasil.

13Os muçulmanos não comem com a mão esquerda porque é a mão que usam para se higienizar. Antes de ir a mesquita precisam estar totalmente limpos, alguns até lavam por dentro do nariz aspirando água para estar completamente limpos.

14No Líbano falta luz o tempo todo. A luz que é fornecida pelo governo é cortada por algumas horas por isso as pessoas pagam um segundo fornecedor que são empresas privadas.

15Em países como a Síria e Líbano os homens tem como hobby a caça, gostam de ir para as montanhas,para caçar pássaros e outros animais maiores.

16Não gostam de pelos, as mulheres geralmente depilam todo corpo, os braços, as costas. A maioria dos homens depilam as axilas e alguns o peitoral.
17LIGA ARABEPaíses :  Egito (Egipto)  Iraque  Jordânia  Líbano  Arábia Saudita  Síria  Iémen (Iêmen)  Líbia  Sudão  Marrocos  Tunísia  Kuwait  Argélia  Emiratos Árabes Unidos  Bahrein  Qatar  Omã  Mauritânia  Somália  Palestina  Djibouti  Comores

RELIGIÃO
Islamismo O islã é uma das mais importantes religiões mundiais (a população muçulmana é estimada em mais de 935 milhões), originária da península da Arábia e baseada nos ensinamentos de Maomé (570-632), chamado o Profeta. Segundo o Alcorão, o Islã é a religião universal e primordial. O muçulmano é um seguidor da revelação divina contida no Alcorão e formulada pelo profeta Maomé. Já que, no Alcorão, muçulmano é o nome dado aos seguidores de Maomé (Alcorão 22,78), os muçulmanos sentem-se ofendidos quando são chamados de maometanos pois isto implica a idéia de um culto pessoal a Maomé, proibido no Islã.No que se refere à prática islâmica, cinco deveres — conhecidos como os "pilares do Islã"— são fundamentais:– profissão da fé ou testemunho; "Não há nada superior a Deus e Maomé é seu enviado". Esta profissão deve ser feita, publicamente, por cada muçulmano pelo menos uma vez na vida. – cinco orações diárias. Durante a oração, os muçulmanos olham em direção à Caaba, em Meca (Makka). Antes de cada oração comunitária, é feita uma chamada pública, pelo muezim, a partir do minarete da mesquita. – Pagar o zakat (óbolo), instituído por Maomé. – jejum no mês de Ramadã. – peregrinação à Caaba, em Meca. Todo muçulmano adulto, capacitado fisicamente e dotado de bens suficientes, deve realizá-la pelo menos uma vez na vida. Além destas cinco instituições básicas, o Islã impõe a proibição do consumo de álcool e carne de porco.

Ramadã
É um mês sagrado para todos os muçulmanos. É um período de  jejum, da alvorada até o pôr do sol,  abstendo-se de comida, bebida e relações sexuais, no intuito de despertar a consciência de igualdade entre as pessoas e ganhar força diante das dificuldades impostas pela vida. Considerado também uma forma de purificação espiritual, o costume é praticado uma vez por ano, durante 30 dias, de acordo com o calendário lunar.   A prática, uma das mais conhecidas no Oriente, tem grande importância não só para a comunidade islâmica, mas para toda a sociedade, pois demonstra a abrangência e a tolerância da religião entre todos os povos e crenças. Na impossibilidade da realização da prática, os fiéis devem alimentar uma pessoa necessitada para cada dia não jejuado. Ao término do período, as pessoas oram e aproveitam para praticar o perdão e se confraternizarem, reafirmando os ensinamentos seguidos, entre eles o Amor e a Paz entre os homens. Segundo o presidente da Mesquita Brasil (Sociedade Beneficente Muçulmana), Adiel Fares, “essa também é uma oportunidade para respeitar o semelhante”.Neste ano de 2013 começou dia 9 de julho e vai até 7 de agosto.

AS MULHERES ÁRABES
Por que a mulher árabe tem que usar véu?
Originalmente, as muçulmanas – e não todas as árabes - deveriam usar o véu por modéstia e por recato  Essa decisão deveria ser delas perante Deus, ninguém deveria obrigá-las a isso. Mas o que acontece, em muitos casos, é que a sociedade pressiona muito e os motivos acabam sendo muito mais externos – “todas usam, você também tem que usar”. O importante seria ter uma atitude de recato quando se está em público e não apenas a vestimenta ser recatada. O véu é usado de diversas maneiras e, muitas vezes, o modo de amarrar, o quanto do rosto está exposto, o tecido ou as cores, denotam de onde a mulher é, de qual religião e classe social, se mora em área urbana ou rural etc. É também uma maneira de identificação, de pertencimento social. Acho interessante o fato de quase nunca se mencionar que os homens muçulmanos também deveriam usar (e vários usam) roupas largas, que não mostrem o corpo, e também cobrir a cabeça, pelas mesmas razões! 

Quais as diferenças entre as mulheres árabes de diferentes religiões?
A religião é elemento importante nos países árabes e ela faz parte ativa da vida da maioria das pessoas, está intimamente ligada á identidade delas, seja por seguirem seus preceitos ou pelo convívio social. Todos aprendem desde cedo a ter relações sociais e comerciais com pessoas de outras religiões, mas existem limites para esta convivência. Ainda é um incômodo haver um casamento entre pessoas de religiões diferentes, principalmente por causa da criação dos filhos. Em termos de cotidiano, a maioria das religiões prega atitudes semelhantes, como amar a Deus e ao próximo, fazer o bem, respeitar os pais e os mais velhos, fazer caridade, jejuar etc. Mas cada uma vai estruturar estas ações com justificativas próprias, formando um corpo de ensinamentos bastante consistente e integrado, e é difícil descrever essas diferenças com precisão.  

O TURBANTE, COMO A MULHER ARÁBE -  MUÇULMANA FAZ
Você sabe fazer um turbante? Não? É mais fácil do que você imagina, olha só: 

E agora por fim, as roupas que os homens e as mulheres usam por lá:

Adicionar legenda
 
Adicionar legenda


Espero que vocês tenham gostado, mas gente é meu sonho morar em Dubai, ou pelo menos conhecer, mais para frente conto o porque!!!!
Sugestões e dúvidas, podem comentar!!!!!!
Até a próxima!


By Luciane Bueno

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Dia da Vovó e do Vovô!!!

O Dia da Vovó, ou apenas Vó, é comemorado no dia 26 de julho. Avó é considerada por muitos como uma segunda mãe, pois geralmente são responsáveis pelos cuidados e por dar carinho, além das próprias mães.
Origem do Dia da Vovó
O dia da vovó nasceu porque Santa Ana, era a avó de Jesus Cristo, portanto, mãe de Maria.
Santa Ana é considerada padroeira dos partos difíceis por ter conseguido dar a luz com uma idade mais avançada.
O dia da vó nasceu porque Santa Ana, era a avó de Jesus Cristo mãe de Maria.
Santa Ana, ou Santana, é considerada padroeira dos partos difíceis por ter conseguido dar a luz com uma idade mais avançada. Ela é padroeira das cidades de Belmiro Braga, Santana do Deserto, Santana do Garambéu e, em Juiz de Fora, da paróquia de Santa Ana, no bairro Vila Ideal.


Um pouco agora da minha família.....
Gente, quem tem avós vivos, agradeçam, porque é faz uma falta....
Eu não conheci, meu avo materno, conheci, meu avo paterno, mas nao tive contato, porque
ele faleceu, quando era criança!
Minha avó materna, que se chama Josefa, sinto muitas saudades!!!Ela faleceu em 2011, e no dia de finados...como Padre Marcelo diz: tristeza nao saudades sim...Foi complicado, que eu nem ao menos disse adeus...Mas tenho certeza q minha querida avó está em um bom lugar!!!!
Mas comigo, está minha avó paterna, que se chama Maria, mas graças a Deus esta firme e forte!!!!!!!!


Mas e voces, o que mais adoram em seus avós???Fora a comida deliciosa!!!!! e o aconchego!!!!muito bom!!!!!





Espero que tenham gostado, até a próxima!!!!
Se vocês puderem dar ideias, para eu postar no blog, estarei, feliz, porque adoro tudo..cada dia algo diferente;!!

Mil beijos!!!!

By Luciane Bueno

Fazendo minha Maquiagem: Dia do Escritor 25/07

Fazendo minha Maquiagem: Dia do Escritor 25/07: Neste mundo existem milhares de escritores bons, com livros publicados e os amadores também.Famosos do Brasil, como: Machado de Assis, Monte...

Dia do Escritor 25/07

Neste mundo existem milhares de escritores bons, com livros publicados e os amadores também.Famosos do Brasil, como: Machado de Assis, Monteiro Lobato, Carlos Drummond de Andrade.
Escritores famosos que teve seu livro transformado em filme, como a famosa Stephenie Meyer. E outros tantos, mas hoje em especial vou falar de uma escritora, que através dela me apaixonei pela leitura!!
A Belíssima Paula Pimenta.Ela é de Belo Horizonte, nasceu dia 2 de junho de 1975.E sim é brasileira!Conhecida pelo seu famoso best-seller, FAZENDO MEU FILME e seus outros livros maravilhos.E atualmente escreve crônicas para a revista Veja.
Ela foi morar em Londres,onde estudou escrita criativa. De volta ao Brasil, trabalhou em marketing e escreveu suas primeiras crônicas. 

As aventuras da Fani, personagem principal do livro, ganharam três continuações. Juntos, os quatro livros venderam mais de 100 mil exemplares até 2012.
Em 2013, foi uma das autoras incluídas na coletânea O Livro das Princesas, ao lado de Meg Cabot, Lauren Kate e Patrícia Barboza. O livro reuniu releituras de contos de fadas, e Paula Pimenta contribuiu com sua versão para a história de Cinderela. No mesmo ano, o primeiro volume da série Fazendo meu filme foi lançado em inglês, com o título Shooting my life’s script – Fani’s premiere.
Foi escolhida pela revista Época como um dos 100 brasileiros mais influentes em 2012!!!!
Aqui vou deixar algumas fotos das sessões de autografos, que fui, mas vale muita a pena ler o livro dela!!!!Você se emociona demais, se encanta, entra na história!
Mas hoje é dia deles, mas aqui deixei um pouco sobre Paula Pimenta!Vou deixar todos os livros que eu tenho !!!
E agora pergunto, que livros vocês tem?Que gênero vocês adoram ler??Deixem nos comentários!!!







Até a próxima!Mil beijos!!!!

By Luciane Bueno.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Tendência Verão 2013

Bolsas que combinam com as roupas!!!!


Olá, meninas!! estou aqui postando um assunto que todo mundo adora!!!Moda!!!
Estamos ainda em pleno inverno, tipo os graus abaixo de zero!!!Aqui na minha cidade até nevou!!!!

Mas o assunto, é: fiquei pesquisando em sites de moda, e lá em Londres, Paris, Milão, os desfiles, foi bolsas que combinam com as roupas!!!!Fora isso, também, no inverno agora tem a tendência, branco e preto, mas agora para o verão, será o branco!!chega de branco só no ano novo, né????
Também, as franjas, roupas mais transparentes, falando em transparente, as bolsas também, vão ser assim!!!!!

Mas gente k entre nós: haja bolsa para comprar, mas eu vi no blog: http://supervaidosa.com/, com a belíssima Camila Coelho, que podemos colocar um lindo lenço na bolsa, para deixar aquele charme!!Não tem dinheiro para comprar bolsas, compre lenços e de up na sua bolsa preta básica!!!amo ver os vídeos dela, ela é um luxo né?

Vou deixar algumas fotos para vocês verem...Mas deixam nos comentários, se vocês usariam, o o que vocês acham!!!Mas gostaria de saber se, preferem inverno ou frio? eu gosto de frio!!!!! 

Bolsas que combinam com as roupas:





Look branco:



Franjas:



Look e bolsas transparentes:







Até mais!!!!Mil beijos!!!

By Luciane Bueno!

Tira-dúvidas: como passar a base e a base certa!!!

Faz diferença passar a base com pincel, esponja ou dedos??


Pincel: o efeito é homogêneo e clean,mas é preciso espalhar bem para não ficar com a pele manchada.Coloque algumas gotas de base em um cd,ou uma palete(usado em pinturas, porque colocar a base na mão, a pele vai absorve o produto), e espalhe com um pincel, específico.

Esponja: também deixa um efeito homogêneo, mas é mais fácil de usar.Mas cuidado para não exagerar na dose do produto e espalhe muuuuito bem.Se a base for líquida, pingue gotinhas em ponto estratégicos do rosto e espalhe com a esponja(use aquela em formato de triangulo).Mas se for compacta, passe a esponja direto na base e aplique!


Dedo: é a maneira menos indicada(mas eu particularmente gosto de passar assim).Primeiro porque não é lá muito higiênica, segundo porque é mais difícil conseguir uma pele uniformizada.O segredo é espalhar bem e treinar e treinar!!!!


Mas Luciane, e como vou escolher a base e o tom certo, para ter a pele perfeita??


Precisa testar!!!Mas o único problema é que a cor da nossa pele muda conforme as estações do ano.Portanto, é melhor ter algumas cores e às vezes, misturá-las para ver a que mais combina com você.
Mas para ter aquele pele perfeita, você deve limpar, tonificar e hidratar sua pele.Passa primer ( se você quiser), corretivo para espinhas ou olheiras, e um pó compacto.E ainda um fixador de maquiagem!

E nesse mundo da beleza, existe n marcas tanto baratas quanto as caras, mas o importante é você se adaptar com seu estilo...



Espero ter ajudado!!!Mil beijos até a próxima!!!!

By Luciane Bueno!